Photos by Marek Polák
Blog para viagens importantes. Não importa se a viagem é à volta do mundo e feita uma vez na vida, ou se demora apenas o tempo de atravessar a estrada e é feita todos os dias.
terça-feira, 11 de junho de 2013
RALPH ERSKINE E O THE ARK
Está para muito breve a publicação da entrevista a Hugo Rendeiro Morais. Entretanto, estive ontem e hoje num edifício fantástico, concebido por Ralph Erskine: The Ark. Para além de uma vista sobre uma considerável parte de Londres, tem um desenho interior próprio dos grandes mestres. Digo eu, que não sou da arte mas tenho sentidos. As fotos foram tiradas a partir do 7º andar pelo meu amigo Marek Polák.
sábado, 8 de junho de 2013
ESTRADA MUNGUBA DESCOBRE HUGO RENDEIRO MORAIS EM LONDRES E CONSEGUE ENTREVISTA EXCLUSIVA
Encontrámos (assim na 1ªpessoa do plural, que dizem?) Hugo R Morais em Londres e conseguimos uma entrevista exclusiva para o Estrada Munguba. O encontro foi num estabelecimento de uma conhecida rede de cafés (sempre adorei este tipo de informação que não informa quase nada!). Não perca, mesmo antes do dossier Alemanha (o Blogger nao aponta dossier como erro ortográfico! Ei, esperem aí, mas aponta a sua própria denominação!!!), a entrevista com o jovem murtoseiro. Talvez amanhã, talvez depois de amanhã. Sim, talvez.
P.S. a entrevista foi num Caffè Nero!
quinta-feira, 23 de maio de 2013
domingo, 19 de maio de 2013
FEIJÕES E CENOURAS
Hoje (hoje Domingo) foi o dia da caminhada a Nothing Hill. Iria rever a casa onde viveu o Eça e procurar um local português para "ver a bola". Quando dei por mim estava a plantar feijões e a semear cenouras. A horta foi feita numas caixas de madeira em cima de um passeio, num local não muito distante da Portobello Road. Grande tarde!
Quando cheguei a casa soube que o Porto foi campeão. Para a semana vou lá espreitar para ver o crescimento da produção. Uma senhora, entusiasmada com o insólito florescimento agrícola da região, veio oferecer um tomateiro que, disse, tinha na janela da cozinha. O Benfica ficou a um ponto. É tudo orgânico. Lá pertinho fica o Sporting Club de Londres. Era este o destino, depois de descobrir que a Lisboa Patisserie não tinha televisão. Não comi natas (parece que fazem grandes filas para as comprar, em alguns momentos dos fins de semana). Para mim, foi um início de temporada feliz.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
NOTTING HILL
Nos próximos dias vou a Notting Hill. A caminhar (coisa que, aliás, já fiz várias vezes). Depois conto pormenores. Até lá, deixo-vos com uma sugestiva foto que tem tudo a ver. Esta mesma foto ilustra um dos meus artigos publicados no literaturabr, de que sou colaborador. Apreciem.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
TRANSPORTES
Quem vem por poucos dias para conhecer a cidade, caminhar é uma boa opção. A não ser, por exemplo, que se esteja em Westminster e se queira ir a Wembley. Para deslocações maiores, o bus é uma boa escolha. Andar de metro para conhecer a cidade não aconselho. Andar de metro, sim, mas apenas para conhecer o metro; uma viagem é suficiente.
Conselho para quando se chega a Londres: adquirir um Oyster. Este cartão recarregável custa 5 libras, que serão reembolsadas quando o mesmo for devolvido. Tem de ser adquirido numa estação de metro mas serve também para o bus. É um cartão de plástico; não é como aqueles da CP, que uma pessoa quer devolver e eles dizem que já não dá porque tem um problema qualquer (geralmente invisível!).
Uma viagem comprada carregando o Oyster fica em 1,40£; comprada no bus custa 2,40£.
Uma viagem comprada carregando o Oyster fica em 1,40£; comprada no bus custa 2,40£.
Lembrem-se de que o Oyster é carregado nas estações de metro e que estas encerram por volta das 23h30m, durante a semana, e por volta das 24h, ao fim de semana. Esqueçam-se, e depois pagam 2,40£ por viagem!
Pode compensar comprar um passe para um dia ou para uma semana. Para o metro, os preços variam conforme as zonas a serem usadas. Se querem mesmo usar o metro, fiquem a saber que na zona 1 e na zona 2 é onde se encontram os monumentos mais procurados (parlamento e o seu Big Ben), praças mais conhecidas (Picadilly), ruas comerciais mais exclusivas (Bond Street) ou centros comerciais que, ou falas bem inglês, ou aposto que ainda não sabes pronunciar bem o seu nome (Harrod's)! Isto para não citar as outras trezentas mil, quatrocentas e cinquenta e duas coisas.
Não há zonas para o bus. Preço único e podes percorrer Londres durante 24 horas por dia. Neste momento, custa 19,60£ o weekly bus pass.
Ah, o metro encerra sempre parte de linhas durante o fim de semana! Atentos, sim? Costumam colocar cartazes nas estações com essas indicações. Ou podem consultar o site da Transport for London, a instituição que gere os transportes desta cidade.
Alguém possui um Oyster comemorativo que queira partilhar (Jogos Olímpicos, 150º aniversário do metro de Londres, ou qualquer outro)?
Como é que conheceste a cidade quando cá vieste? Metro, barco, comboio, táxi? Caminhando?
Pode compensar comprar um passe para um dia ou para uma semana. Para o metro, os preços variam conforme as zonas a serem usadas. Se querem mesmo usar o metro, fiquem a saber que na zona 1 e na zona 2 é onde se encontram os monumentos mais procurados (parlamento e o seu Big Ben), praças mais conhecidas (Picadilly), ruas comerciais mais exclusivas (Bond Street) ou centros comerciais que, ou falas bem inglês, ou aposto que ainda não sabes pronunciar bem o seu nome (Harrod's)! Isto para não citar as outras trezentas mil, quatrocentas e cinquenta e duas coisas.
Não há zonas para o bus. Preço único e podes percorrer Londres durante 24 horas por dia. Neste momento, custa 19,60£ o weekly bus pass.
Ah, o metro encerra sempre parte de linhas durante o fim de semana! Atentos, sim? Costumam colocar cartazes nas estações com essas indicações. Ou podem consultar o site da Transport for London, a instituição que gere os transportes desta cidade.
Alguém possui um Oyster comemorativo que queira partilhar (Jogos Olímpicos, 150º aniversário do metro de Londres, ou qualquer outro)?
Como é que conheceste a cidade quando cá vieste? Metro, barco, comboio, táxi? Caminhando?
sábado, 13 de abril de 2013
CHOVIA QUE DEUS A DAVA
O festival que começou anteontem e termina hoje, no Royal Albert Hall, é o Mountbatten Festival of Music. Bandas militares, música do mesmo género, mas também uns clássicos e tal (que é como quem diz: música de uns filmes).
O Royal Albert Hall, aberto ao público em Março de 1871, foi uma ideia do príncipe Albert, consorte da rainha Victoria. Na caminhada de ontem, que começou em Hammersmith, passei pelo Palácio de Kensington, onde esta celebrada senhora nasceu.
Esta é uma parte muito agradável (e quase sempre muito cara) de Londres. Ao lado da mítica casa londrina encontra-se um dos pólos do Royal College of Arts, que frequentemente organiza exposições muito interessantes.
Para quem não quer caminhar e está em Hammersmith, a melhor opção será usar os london buses 9 ou 10 (este, durante 24 horas por dia). O metro não será, neste percurso, a melhor opção.
Duração da caminhada: 35 minutos (sem grandes pressas).
No regresso, chovia que Deus a dava. E nós aceitámos, agradecidos e molhados. Merci. Porque Deus sabe todas as línguas (foi assim que me ensinaram na catequese).
Esta é uma parte muito agradável (e quase sempre muito cara) de Londres. Ao lado da mítica casa londrina encontra-se um dos pólos do Royal College of Arts, que frequentemente organiza exposições muito interessantes.
Para quem não quer caminhar e está em Hammersmith, a melhor opção será usar os london buses 9 ou 10 (este, durante 24 horas por dia). O metro não será, neste percurso, a melhor opção.
Duração da caminhada: 35 minutos (sem grandes pressas).
No regresso, chovia que Deus a dava. E nós aceitámos, agradecidos e molhados. Merci. Porque Deus sabe todas as línguas (foi assim que me ensinaram na catequese).
sexta-feira, 12 de abril de 2013
ROYAL ALBERT HALL, LONDRES
Hoje vou fazer uma caminhada até ao Royal Albert Hall. Vou entrar. Depois, claro, espero não ficar lá o resto da minha vida. Por isso, vou sair.
Amanhã informarei do festival que lá decorre, darei uns apontamentos sobre a sua história e farei um levantamento do que se pode encontrar nas suas redondezas. Outras dicas que considere importantes não serão esquecidas.
quarta-feira, 17 de março de 2010
CEARÁ, BRASIL
JERICOACOARA, LAGOINHA, MORRO BRANCO, PRAIA DAS FONTES. NÃO VÁ SEM ME CONSULTAR, E BOA VIAGEM!
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
NOUTRO LUGAR OU NOUTRO TEMPO
Eis o blog das viagens. Das realizadas e das sonhadas. Das de outro lugar ou de outro tempo. Das de trabalho, estudo, férias. Mas, sobretudo, daquelas que encerram em si o fascínio do verdadeiro conhecimento que é aquele que se tem quando se apuram todos os sentidos. Vamos lá ao Uruguai beber "erva mate", ao nordeste do Brasil saborear buchada ou à China comer com pauzinhos.
Vamos viajar, ver e, essencialmente, viver. Comecemos...
Vamos viajar, ver e, essencialmente, viver. Comecemos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)




