Blog para viagens importantes. Não importa se a viagem é à volta do mundo e feita uma vez na vida, ou se demora apenas o tempo de atravessar a estrada e é feita todos os dias.
quinta-feira, 29 de junho de 2017
sexta-feira, 20 de março de 2015
sábado, 14 de março de 2015
VOU ALI À GRÉCIA E VENHO JÁ
O ministro grego Varoufakis deixou-se fotografar na intimidade do lar, e parece que está aí a origem do fim do mundo. Pelo menos é o que me parece a mim, que não frequento cultos apocalípticos, nem sou do PSD (ou PS, o que é, a bem dizer, a mesma coisa). E mais: o ministro Varoufakis é vaidoso e tem um cachecol da Burberry, o que só agrava a situação!
Penso que se está a analisar mal a situação. Ou melhor, não se pode fazer uma análise séria sem se dizer que o ministro bebe vinho branco de Santorini e come peixe grelhado. Vinho branco, sim! Grelhado, sim! Mas falemos de obrigações importantes. Obrigações que, apesar do cargo, são aqui mais da tesoura que do tesouro.
O que obriga uma pessoa que quer acabar com a pobreza a ser pobre? O que obriga uma pessoa que quer acabar com a pobreza a usar cachecóis da Zara? Varoufakis, que eu não sei se é vaidoso (talvez seja, não sei, e que venham mais políticos com esse defeito, se for único) tem uma carreira profissional reconhecida que lhe permitiu, com certeza, auferir rendimentos que serão bons e públicos. Eu sei que pessoas na condição de ministro das finanças de um país em crise devem resguardar-se, mas, pelos vistos, este governante não quer esconder nada.
É isto o fim do mundo? É isto que faz um bom ou um mau político? Se é, não devia ser. Mau político é aquele que rouba, que nunca fez nada na vida (tirando aquelas consultadorias que nós sabemos o que são), que é um moralista sem moral, um carreirista sem carreira (antes de ocupar o cargo ...), um hipócrita que, sob a capa do seu "idóneo" e venerável partido, manipula, muitas vezes apoiado numa corja de bajuladores, as paixões e os sentimentos dos mais fracos e, descaradamente, chama os outros de demagogos.
Depois destas considerações gostaria de declarar, sob minha honra, que não sou do Syriza. Aliás, eu nem sou grego! Aliás, eu nem sou militante de nenhum partido. Aliás ... Vinho branco de Santorini? De Santorini, sim!
O que obriga uma pessoa que quer acabar com a pobreza a ser pobre? O que obriga uma pessoa que quer acabar com a pobreza a usar cachecóis da Zara? Varoufakis, que eu não sei se é vaidoso (talvez seja, não sei, e que venham mais políticos com esse defeito, se for único) tem uma carreira profissional reconhecida que lhe permitiu, com certeza, auferir rendimentos que serão bons e públicos. Eu sei que pessoas na condição de ministro das finanças de um país em crise devem resguardar-se, mas, pelos vistos, este governante não quer esconder nada.
É isto o fim do mundo? É isto que faz um bom ou um mau político? Se é, não devia ser. Mau político é aquele que rouba, que nunca fez nada na vida (tirando aquelas consultadorias que nós sabemos o que são), que é um moralista sem moral, um carreirista sem carreira (antes de ocupar o cargo ...), um hipócrita que, sob a capa do seu "idóneo" e venerável partido, manipula, muitas vezes apoiado numa corja de bajuladores, as paixões e os sentimentos dos mais fracos e, descaradamente, chama os outros de demagogos.
Depois destas considerações gostaria de declarar, sob minha honra, que não sou do Syriza. Aliás, eu nem sou grego! Aliás, eu nem sou militante de nenhum partido. Aliás ... Vinho branco de Santorini? De Santorini, sim!
![]() |
| Varoufakis é acusado de comer peixe grelhado |
sexta-feira, 13 de março de 2015
terça-feira, 10 de março de 2015
SANCERRE, 10 DE MARÇO DE 2005
Em 2005, o Odin's, uma casa mítica da restauração londrina, ainda existia. Durante a minha primeira passagem por Londres, trabalhei lá. Com uma decoração de fazer inveja a muitas galerias de arte, era frequentada por diversas pessoas que se costumam ver nos noticiários televisivos ou nas telas do cinema. Não seriam tantas como as que frequentavam a principal casa da sociedade, o Langan's, mas, ainda assim, eram algumas. Recordo, por lá, Johnny Depp, Vannessa Paradis, George Michael, David Blunkett, entre outras.
Já não recordava aquela noite em que o Manuel mandou subir uma garrafa de Sancerre, no dia 10 de março de 2005, às 22h12m. Mandar subir garrafas de vinho era o que Manuel fazia às dezenas por dia. Por isso, não se pode pedir à memória exatidão nesta causa. Mas a cópia de um talão de pedido, por alguma razão perdida dentro de um dicionário, não deixa mentir: Manuel pediu uma de Sancerre no dia 10 de março de 2005, para uma mesa de seis pessoas. Faz hoje 10 anos. E se o Estrada Munguba, e o próprio António Carinha, desafiassem o Manuel a abrir uma botelha de Sauvignon Blanc? Seria o desafio aceite?
Já não recordava aquela noite em que o Manuel mandou subir uma garrafa de Sancerre, no dia 10 de março de 2005, às 22h12m. Mandar subir garrafas de vinho era o que Manuel fazia às dezenas por dia. Por isso, não se pode pedir à memória exatidão nesta causa. Mas a cópia de um talão de pedido, por alguma razão perdida dentro de um dicionário, não deixa mentir: Manuel pediu uma de Sancerre no dia 10 de março de 2005, para uma mesa de seis pessoas. Faz hoje 10 anos. E se o Estrada Munguba, e o próprio António Carinha, desafiassem o Manuel a abrir uma botelha de Sauvignon Blanc? Seria o desafio aceite?
![]() |
| No dia em que o Chelsea fez 100 anos, mas não tem nada a ver |
segunda-feira, 9 de março de 2015
TRAMWAJE GDAŃSK GLÓWNY - AKADEMIA MUZYCZNA
A pequena viagem que fiz entre a estação de Gdansk e a Academia de Música, que dura mais do que o vídeo de 49 segundos, só foi feita porque tinha um bilhete que podia usar durante 24 horas. Este bilhete custou 12 zloty. Foi comprado no aeroporto, quando cheguei. Se quisesse comprar apenas o de uma viagem, teria gasto 3 zloty, que são cerca de 0,80 €. Poderia tê-lo feito, já que se pode caminhar e conhecer muito da cidade. Já para ir a Westerplatte o autocarro foi indispensável, já que o lugar onde foram disparados os primeiros tiros da II Guerra Mundial fica a cerca de 12 Km do centro da cidade. Sendo o frio algum e o tempo pouco, e apesar do gosto pelas caminhadas longas, não restou outra alternativa que não a de ir de autocarro. A viagem de autocarro começou na Academia de Música quando acabou a viagem onde foi feito este vídeo. Mas não era preciso. No regresso saí no local de partida e, afinal, eras já ali. Resumindo: a não ser que programem sair de Gdansk (Gdínia ou Sopot, por exemplo), não vale a pena comprarem o bilhete de 24 horas (que começam a contar com a validação que se faz na primeira viagem). Alguma coisinha perguntem. E o vídeo é estilo caseiro. Já estou a avisar!
domingo, 8 de março de 2015
sexta-feira, 6 de março de 2015
GDANSK
Quem nunca ouviu falar em Gdansk e via os telejornais na década de 80 que atire a primeira pedra (ou o primeiro pedaço de âmbar). Gdansk é uma cidade bonita, muito limpa (quando digo muito quero dizer muito mais do que isso) e com história. A cidade polaca, que se chamava Danzig durante o tempo em que esteve sob o domínio alemão, fica na foz do Vístula, o rio mais longo da Polónia. É onde as águas doces do Vístula encontram o Mar Báltico que amarguraram durante cinco dias cerca de duzentos soldados polacos, no primeiro bombardeamento da Alemanha, na 2ª Guerra Mundial. Westerplatte é, agora, um lugar para muitas reflexões.
![]() |
| Mar Báltico, em Westerplatte |
![]() |
| Informação junto ao pequeno cemitério construído em Westerplatte |
sábado, 28 de fevereiro de 2015
10 COMPORTAMENTOS A EVITAR ENTRE COLEGAS DE QUARTO
Dividir um quarto com outras pessoas pode ser uma experiência interessante e economicamente atraente, se estiveres em algumas cidades. Mas cuidado: deves ter sempre presente que não vives sozinho. Por isso, há uma série de comportamentos que deves evitar. Depois de um estudo demorado e rigoroso, como são os de todas estas listas que pululam na internet, chegámos ao Top 10 dos comportamentos a evitar. Alguns também se aplicam a quem, tendo um quarto individual, divide casas e apartamentos.
1. DEIXAR CAIR AÇÚCAR NA ALCATIFA E ACHAR ISSO UMA COISA MUITO DOCE
![]() |
| Segundo os antigos, não se devia deixar açúcar na alcatifa por mais de nove dias |
2. APAGAR A LUZ PRINCIPAL, MESMO SENDO CEDO, SÓ PORQUE ESTÁ MESMO EM CIMA DA TUA CAMA E TE INCOMODA
![]() |
| Incomoda-te, mas não incomoda os outros, oh homem das trevas |
3. FICAR NA INTERNET ATÉ TARDE, CONVENCIDO DE QUE AS MUDANÇAS DE INTENSIDADE DA LUMINOSIDADE DO ECRÃ DO TEU COMPUTADOR NÃO IMPORTUNAM NINGUÉM
![]() |
| Se for para consultas interessantes o prevaricador tem atenuantes |
4. SABER QUE 90% DA CULPA DE TODAS AS COISAS MÁS QUE ACONTECEM NO QUARTO É DE UMA PESSOA E, APESAR DISSO, ATRIBUIR-LHE 100% DE CULPA EM TODAS AS DESGRAÇAS VIVIDAS
![]() |
| O sentido de justiça deve prevalecer, mesmo em situações de destruição |
5. ESPECULAR SOBRE O PARADEIRO DOS TEUS COLEGAS, QUANDO ESTES NÃO APARECEM HÁ MAIS DE TRÊS DIAS E, SE O COLEGA FOR AQUELE QUE É CULPADO POR 100% DAS DESGRAÇAS, ENCONTRAR APENAS TRÊS JUSTIFICAÇÕES: OU MORREU, OU FOI PRESO, OU MORREU NA PRISÃO
![]() |
| Há pessoas que gostam de ir ao Festival Internacional de Cinema de Berlim |
6. DESLIGAR O AQUECEDOR, SÓ PORQUE ELE ESTÁ NO ENCLAVE QUE É A TUA CAMA (E AINDA TERES O EXCLUSIVO DA SECAGEM DE EMERGÊNCIA DA ROUPA)
![]() |
| Nem todos nasceram em países frios (por exemplo: Áustria, e outros, e Áustria) |
7. SAIR DO QUARTO ANTES DOS 47 ALARMES QUE COLOCASTE PARA DESPERTAR TOCAREM TODOS, E NÃO APARECERES A TEMPO DE OS DESLIGARES, ENQUANTO OS TEUS COLEGAS DORMEM (OU MELHOR, DORMIAM)
![]() |
| Se acordares mais cedo, não te esqueças de desligar os alarmes |
8. CHEGAR TARDE E FALAR ALTO, ENQUANTO OS OUTROS JÁ DORMEM (DORMIAM ...)
![]() |
| Dizer que na tua terra se fala alto não é justificação audível |
9. CHEGAR À CONCLUSÃO DE QUE TAMBÉM TENS DE LIMPAR O QUARTO E, NESSE DIA DE INSPIRAÇÃO, DERRUBARES UMA CORTINA, LEVÁ-LA PARA JUNTO DA MÁQUINA DE LAVAR E, INOCENTEMENTE, NUNCA MAIS TE LEMBRARES DELA
![]() |
| O excesso de claridade, a determinadas horas, pode causar desconforto |
10. LER ESTA LISTA, SORRIR, E PENSAR QUE A CULPA É TODA DAQUELE QUE MORREU, OU ESTÁ PRESO, OU MORREU NA PRISÃO
![]() |
| A culpa não é toda dele, mas quase |
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
O SENHOR FERNANDO FOI PATRÃO DESTE RAPAZ
Chama-se Hélder, é murtoseiro, viveu no Rio de Janeiro quando era criança e reside, atualmente, em Londres. Depois de trabalhar em etares, tetos falsos e outros verdadeiros, foi empregado do senhor Fernando, esse verdadeiro rei, agora deposto, do frango. Não foi um empregado qualquer, a trabalhar em qualquer um dos cerca de 1000 (sim, mil) Nando's espalhados pelo mundo. Hélder Marques é um dos responsáveis da grelha do restaurante que o senhor Fernando tinha na High Street Kensington.
Fernando Duarte foi dono, juntamente com Robert Brozin, da cadeia Nando's, cuja especialidade é o frango assado e cujo símbolo é um galo de Barcelos. Atenção: quem saiu foi o Nando e o Robert. O Hélder, esse, continua a brilhar em Kensington.
Fernando Duarte foi dono, juntamente com Robert Brozin, da cadeia Nando's, cuja especialidade é o frango assado e cujo símbolo é um galo de Barcelos. Atenção: quem saiu foi o Nando e o Robert. O Hélder, esse, continua a brilhar em Kensington.
![]() |
| Hélder Marques no descanso do lar, em Warwick Gardens, Kensington |
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
SYRIZA
NÃO VÁ SEM ME CONSULTAR
No dia 17 de março de 2010, com o título de Ceará, Brasil, foi publicada a segunda mensagem deste blog. Nela sugeria que quem quisesse viajar para Jericoacoara, Lagoinha, Morro Branco ou Praia das Fontes, não fosse sem me consultar. Desejava, também, a cordial boa viagem!
No dia 27 de julho de 2014, Henrique Gogó, «quando estava limpando gavetas e caixas antigas», encontrou uma das provas do crime, que aqui vai reproduzida. Foi com alegria que a recebi e é com alegria que aqui a reproduzo, e só tenho a acrescentar que, querendo viajar para o Ceará, não vá sem me consultar!
No dia 27 de julho de 2014, Henrique Gogó, «quando estava limpando gavetas e caixas antigas», encontrou uma das provas do crime, que aqui vai reproduzida. Foi com alegria que a recebi e é com alegria que aqui a reproduzo, e só tenho a acrescentar que, querendo viajar para o Ceará, não vá sem me consultar!
![]() |
| O Ceará, no nordeste brasileiro, tem praias únicas e serras para descobrir |
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
LONDRES, HIGHGATE CEMETERY
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
ENTREVISTA
Para lerem a entrevista que fiz ao editor e colecionador José Moças, cliquem aqui
| José Moças doou cerca de 6000 discos à Universidade de Aveiro |
.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
VOO FR 8343, 14 DE SETEMBRO DE 2014
Há momentos inesperados nas leituras que se fazem pelos ares. Se o viajante se deixa impressionar por sugestões acidentadas, o momento pode ficar tenso. Se não for o caso, a leitura e a viagem deverão prosseguir normalmente. O pequeno filme foi feito durante a viagem entre Stansted e a Maia (ou entre Londres e o Porto!), no dia 14 de setembro de 2014, quando surgiu a frase inesperada. O angolano José Eduardo Agualusa escreveu "O Ano em Que Zombi Tomou o Rio" na Alemanha.
«Se um dia ouvires dizer que o avião onde eu seguia caiu e que morreu toda a gente excepto um dos passageiros, então abre uma garrafa de champanhe e comemora- estou habituado a ser o único sobrevivente.»
«Se um dia ouvires dizer que o avião onde eu seguia caiu e que morreu toda a gente excepto um dos passageiros, então abre uma garrafa de champanhe e comemora- estou habituado a ser o único sobrevivente.»
| "O Ano em Que Zombi Tomou o Rio" foi escrito na Alemanha |
domingo, 7 de setembro de 2014
SÃO PAIO DA TORREIRA
"Do Céu soube da partida de Benito horas antes. Não se viam desde o indecifrável mistério da carta anónima, mas ela rezava com fé ao Senhor São Paio da Torreira, santo do vinho e do amor, e acendia-lhe velas de palmo no oratório, para os juntar uma última vez."
Fernando Assis Pacheco, em Trabalhos e Paixões de Benito Prada
Fernando Assis Pacheco, em Trabalhos e Paixões de Benito Prada
![]() |
| Benito Prada era um galego de Ourense |
ALEXANDER FLEMING
De entre os premiados com o Nobel da Fisiologia ou Medicia, há um que parece ser o mais popular. Trata-se de Alexander Fleming, que fez a sua descoberta no St Mary's Hospital, situado muito perto da estação de Paddington.
![]() |
| Alexander Fleming morreu em Londres,a 11 de março de 1955 |
![]() |
| Fleming recebeu o Nobel da Medicina em 1945 |
MARINA, MAS NÃO É A DE VILAMOURA
Vou fazendo perguntas sobre a Marina e ninguém responde! O que me chega são informações isoladas. Mas lá vou pesquisando coisas como esta:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0710200402.htm
A primeira pergunta que fiz a um amigo brasileiro foi esta: porque será a Marina uma má presidente? Não obtive resposta. Quem responde? Não vale coisas vagas como obedecer ao pastor Malaquias (ou até Malafaia), ou ver filmes pornográficos no intervalo do teatro ou do culto. E é só mesmo para ficar informado, tendo em conta que não posso votar! Ou seja: tentem informar-me sem fazer campanha.
Aviso desde já que não acredito em coisas do além, como a ilustre candidata, mas surpreendeu-me que apoiar uma pessoa com o percurso dela tenha originado ameaças de fins de amizade e coisas desse nível, como já vi por aí. Mesmo que não se concorde com o seu programa de governo, isso é ir longe de mais. Por isso, das duas, três (ou até quatro): ou ela é o capeta que desceu à terra (ou subiu,isso já depende do ponto de partida), ou é uma espécie de Lula das primeiras vezes que se candidatou (um enorme perigo não só para o Brasil, como para todo o mundo e alguns arredores mais chegados), ou não foi a tempo de contratar as grandes agências que transformam o feio em bonito e livram o candidato de respostas que lhe possam vir a causar incómodo. Ou até, vá lá, não sei, mas, isto nem é bom pensar, mas ... ali na Amazónia, pronto, Acre, não é, que horror, a muié nem livro lia até aos 16, DEZASSEIS, mais, mas eu não voto, mas ninguém responde!
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0710200402.htm
A primeira pergunta que fiz a um amigo brasileiro foi esta: porque será a Marina uma má presidente? Não obtive resposta. Quem responde? Não vale coisas vagas como obedecer ao pastor Malaquias (ou até Malafaia), ou ver filmes pornográficos no intervalo do teatro ou do culto. E é só mesmo para ficar informado, tendo em conta que não posso votar! Ou seja: tentem informar-me sem fazer campanha.
Aviso desde já que não acredito em coisas do além, como a ilustre candidata, mas surpreendeu-me que apoiar uma pessoa com o percurso dela tenha originado ameaças de fins de amizade e coisas desse nível, como já vi por aí. Mesmo que não se concorde com o seu programa de governo, isso é ir longe de mais. Por isso, das duas, três (ou até quatro): ou ela é o capeta que desceu à terra (ou subiu,isso já depende do ponto de partida), ou é uma espécie de Lula das primeiras vezes que se candidatou (um enorme perigo não só para o Brasil, como para todo o mundo e alguns arredores mais chegados), ou não foi a tempo de contratar as grandes agências que transformam o feio em bonito e livram o candidato de respostas que lhe possam vir a causar incómodo. Ou até, vá lá, não sei, mas, isto nem é bom pensar, mas ... ali na Amazónia, pronto, Acre, não é, que horror, a muié nem livro lia até aos 16, DEZASSEIS, mais, mas eu não voto, mas ninguém responde!
![]() |
| Osmarina Silva, a candidata que obedece ao capeta a ao capitão América |
Subscrever:
Mensagens (Atom)




.jpg)





















.jpg)


