quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O SENHOR FERNANDO FOI PATRÃO DESTE RAPAZ

Chama-se Hélder, é murtoseiro, viveu no Rio de Janeiro quando era criança e reside, atualmente, em Londres. Depois de trabalhar em etares, tetos falsos e outros verdadeiros, foi empregado do senhor Fernando, esse verdadeiro rei, agora deposto, do frango. Não foi um empregado qualquer, a trabalhar em qualquer um dos cerca de 1000 (sim, mil) Nando's espalhados pelo mundo. Hélder Marques é um dos responsáveis da grelha do restaurante que o senhor Fernando tinha na High Street Kensington.
Fernando Duarte foi dono, juntamente com Robert Brozin, da cadeia Nando's, cuja especialidade é o frango assado e cujo símbolo é um galo de Barcelos. Atenção: quem saiu foi o Nando e o Robert. O Hélder, esse, continua a brilhar em Kensington.
Hélder Marques no descanso do lar, em Warwick Gardens, Kensington

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

SYRIZA

O fenómeno Syriza faz-se notar, com diferentes intensidades, em vários locais do mundo. No passado domingo, foi o que aconteceu na londrina Trafalgar Square.
Trafalgar Square, 15 de fevereiro de 2015
Apoiantes do Syriza em Londres


NÃO VÁ SEM ME CONSULTAR

No dia 17 de março de 2010, com o título de Ceará, Brasil, foi publicada a segunda mensagem deste blog. Nela sugeria que quem quisesse viajar para Jericoacoara, Lagoinha, Morro Branco ou Praia das Fontes, não fosse sem me consultar. Desejava, também, a cordial boa viagem!
No dia 27 de julho de 2014, Henrique Gogó, «quando estava limpando gavetas e caixas antigas», encontrou uma das provas do crime, que aqui vai reproduzida. Foi com alegria que a recebi e é com alegria que aqui a reproduzo, e só tenho a acrescentar que, querendo viajar para o Ceará, não vá sem me consultar!
O Ceará tem praias maravilhosas e serras por descobrir
O Ceará, no nordeste brasileiro, tem praias únicas e serras para descobrir 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

LONDRES, HIGHGATE CEMETERY

Karl Heinrich Marx

Repare-se na única bandeirinha presente, sobre o lado direito
Partido Comunista Português no cemitério londrino onde Marx foi enterrado

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ENTREVISTA

Para lerem a entrevista que fiz ao editor e colecionador José Moças, cliquem aqui

José Moças doou cerca de 6000 discos à Universidade de Aveiro
.

FEBRES

Faz amanhã quatro anos que tinha ido a Febres pela última vez. Pois hoje regressei à terra dos ourives. É como se lá estivesse estado a semana passada. E isso foi muito bom. Gostei.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

VOO FR 8343, 14 DE SETEMBRO DE 2014

Há momentos inesperados nas leituras que se fazem pelos ares. Se o viajante se deixa impressionar por sugestões acidentadas, o momento pode ficar tenso. Se não for o caso, a leitura e a viagem deverão prosseguir normalmente. O pequeno filme foi feito durante a viagem entre Stansted e a Maia (ou entre Londres e o Porto!), no dia 14 de setembro de 2014, quando surgiu a frase inesperada. O angolano José Eduardo Agualusa escreveu "O Ano em Que Zombi Tomou o Rio" na Alemanha.

«Se um dia ouvires dizer que o avião onde eu seguia caiu e que morreu toda a gente excepto um dos passageiros, então abre uma garrafa de champanhe e comemora- estou habituado a ser o único sobrevivente.»

 "O Ano em Que Zombi Tomou o Rio" foi escrito na Alemanha

domingo, 7 de setembro de 2014

SÃO PAIO DA TORREIRA

"Do Céu soube da partida de Benito horas antes. Não se viam desde o indecifrável mistério da carta anónima, mas ela rezava com fé ao Senhor São Paio da Torreira, santo do vinho e do amor, e acendia-lhe velas de palmo no oratório, para os juntar uma última vez."
Fernando Assis Pacheco, em Trabalhos e Paixões de Benito Prada
Benito Prada era um galego de Ourense

ALEXANDER FLEMING

De entre os premiados com o Nobel da Fisiologia ou Medicia, há um que parece ser o mais popular. Trata-se de Alexander Fleming, que fez a sua descoberta no St Mary's Hospital, situado muito perto da estação de Paddington.
 Alexander Fleming morreu em Londres,a 11 de março de 1955

Fleming recebeu o Nobel da Medicina em 1945

MARINA, MAS NÃO É A DE VILAMOURA

Vou fazendo perguntas sobre a Marina e ninguém responde! O que me chega são informações isoladas. Mas lá vou pesquisando coisas como esta:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0710200402.htm
A primeira pergunta que fiz a um amigo brasileiro foi esta: porque será a Marina uma má presidente? Não obtive resposta. Quem responde? Não vale coisas vagas como obedecer ao pastor Malaquias (ou até Malafaia), ou ver filmes pornográficos no intervalo do teatro ou do culto. E é só mesmo para ficar informado, tendo em conta que não posso votar! Ou seja: tentem informar-me sem fazer campanha.
Aviso desde já que não acredito em coisas do além, como a ilustre candidata, mas surpreendeu-me que apoiar uma pessoa com o percurso dela tenha originado ameaças de fins de amizade e coisas desse nível, como já vi por aí. Mesmo que não se concorde com o seu programa de governo, isso é ir longe de mais. Por isso, das duas, três (ou até quatro): ou ela é o capeta que desceu à terra (ou subiu,isso já depende do ponto de partida), ou é uma espécie de Lula das primeiras vezes que se candidatou (um enorme perigo não só para o Brasil, como para todo o mundo e alguns arredores mais chegados), ou não foi a tempo de contratar as grandes agências que transformam o feio em bonito e livram o candidato de respostas que lhe possam vir a causar incómodo. Ou até, vá lá, não sei, mas, isto nem é bom pensar, mas ... ali na Amazónia, pronto, Acre, não é, que horror, a muié nem livro lia até aos 16, DEZASSEIS, mais, mas eu não voto, mas ninguém responde!
Osmarina Silva, a candidata que obedece ao capeta a ao capitão América